Saiba como começar a estudar para Concurso Público? Siga cinco passos até a aprovação





Se você é um concurseiro de primeira viagem e não sabe como começar a estudar para Concurso Público, fique tranquilo… você está na página certa e esse artigo vai te ajudar a responder a várias perguntas!
Primeiro, saiba que você não está nessa sozinho! Esta é uma dificuldade muito comum relatada por várias pessoas que decidem começar a estudar para Concurso Público, mas não sabem dar o primeiro passo. Eu conversei com um especialista e e ele deu dicas valiosas.
É fato que não existe uma fórmula mágica ou uma regra que seja válida para qualquer pessoa ser aprovada, mas algumas dicas podem te ajudar a aproveitar ainda mais o tempo dedicado aos estudos para Concursos Públicos.
Uma das primeiras coisas a fazer é antecipar-se! Estudar para Concursos Públicos demanda tempo de preparação e, claro, muita dedicação e foco.
Tenha em mente que muitos concurseiros estão há anos estudando para um Concurso Público, pois sabem que uma preparação antecipada e a longo prazo faz toda a diferença no Resultado Final.
Por isso, nunca espere um edital ser publicado para começar a estudar. Até porque quando um edital é publicado você só terá pelo menos 60 dias até a data da prova.
Em muitos dos casos, são muitas disciplinas com conteúdo densos que demandam muito mais estudo e preparo. Além do mais, tenha absoluta certeza, tem uma galera por aí que vai afiado fazer a prova, enquanto você nem conhece a banca daquele concurso.
Concursos Abertos e Previstos para 2018/2019
Antes de apresentar as dicas do especialista, quero responder a outra pergunta muito comum: onde está tendo concurso? E respondo: no país inteiro! Saiba que já foram realizados mais de 100 concursos em 2018. Juntos, os editais ofereceram mais de 35 mil vagas.
E para 2019 vem muito mais oportunidade. O PLOA de 2019 trouxe a autorização para a criação e o provimento de mais de 40 mil cargos em todas as áreas em nível federal.
Por isso, para não perder nenhuma novidade, confira as informações que divulgamos no nosso site, escolha sua área de estudo e comece agora mesmo a se preparar.
Na página concursos 2018 você tem um compilado dos editais previstos ainda para este ano. E no concursos 2019 as previsões atualizadas para os concursos que devem abrir no próximo ano.
Se você já definiu as sua áreas, nós também separamos as previsões em artigos diferentes. Confira os artigos com os concursos de Tribunais e o das carreiras Fiscais. Além disso, temos ainda as previsões para os concursos de Polícia.
.
E finalmente, vamos às dicas??
1 – Escolha a área
2 – Comece agora mesmo
3 – Organize e se planeje
4 – Defina um material de estudo
5 – Tenha resistência e motivação
Como começar a estudar para Concurso Público?
Passo 01 – Escolha a área
Antes de você começar a colocar a mão na massa, escolha a área de concurso que você deseja prestar. Isso é importante porque os editais de concurso exigem conhecimentos em disciplinas específicas.
Tribunais, Fiscal, Controle, Polícia, Legislativo, Saúde, Educação, Bancário… Pense que cada área exige um conhecimento específico. Avalie as disciplinas cobradas e escolha aquela que você tem mais afinidade. E já comece por aí.
Posso começar a estudar para concurso apenas após a publicação do edital?
Nossa acreditamos que SIM! Claro que a possibilidade de você passar é menor, mas você precisa também experimentar, fazer testes, e ir mergulhando no mundo dos concursos.
Se você não sabe como começar a estudar para concurso, dê o primeiro passo… Comece agora! Com o tempo você pega experiência e aprimoramento.
Para te ajudar nesse processo, escrevo este artigo para você que deseja ser um concurseiro preparado para qualquer prova, banca e edital.
Passo 02 – Comece AGORA!
Como já dissemos no início deste artigo, não espere o edital ser publicado para começar a estudar para o concurso. Normalmente, quando um edital é publicado, as provas acontecem em até 60 dias, um prazo muito curto para se preparar.
Saiba que uma preparação a longo prazo é mais eficaz do que correr contra o tempo. A orientação é que você pesquise muito bem sobre o seu concurso. Avalie editais de certames passados e resolva as provas do último concurso.
Normalmente, os conteúdos cobrados entre um edital e outro são muito parecidos, semelhantes ou equivalentes. Eu sempre digo: não espere pelo edital porque quando ele for publicado ele não esperar você estar 100% pronto para a prova.
Passo 03 – Organização e Planejamento
Defina metas, organize seu tempo, crie uma rotina, planeje-se! Comece pelas disciplinas básicas. Dessa forma, você não começa do zero, mas sim, revisando assuntos já do seu domínio ou conhecimento.
Estude-as de forma alternada, uma por semana, por exemplo, para não correr o risco de esquecer nenhum conteúdo estudado. Resumos, revisões e anotações também direcionam a sua preparação.
Um bom concurseiro não é aquele que estuda 10 horas seguidas por dia, mas sim, aquele que se planeja e estuda de forma estratégica. Faça um plano de estudos e siga-o à risca.
Levando essa rotina, você estará se preparando para vários concursos, e não apenas para um específico. Afinal, quando você escolhe uma determinada área, aquelas disciplinas serão as mesmas cobradas nos editais dos concursos de outros órgãos e entidades relacionadas àquela mesma área.
Passo 04 – Defina o material de estudo
De que forma você vai estudar: será por vídeo aulas ou PDF? Vai ser uma mescla das duas oportunidades? Encontrar a melhor rateio oab cers xxvii ferramenta para a sua preparação pode ser um atalho até a aprovação.
Muitos preferem as vídeo aulas ao PDF. Mas saiba que especialistas orientam que a melhor ferramenta de estudo atualmente é o PDF. As vídeo aulas costumam ser monótonas, não abrangem todo o conteúdo do edital.
Materiais em PDF podem ser uma saída, uma vez que eles são objetivos, vão direto ao conteúdo, são versáteis e ainda economizam o seu precioso tempo, ao contrário das vídeo aulas que normalmente duram em média 1 hora.
Passo 05 – Tenha resistência e motivação
Manter a motivação e não cair na procrastinação é um dos grandes desafios. Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá pra desistir no primeiro não.
Não dá para dizer em quanto tempo você vai ser aprovado em um concurso, até porque isso pode variar de pessoa para pessoa. No mais, é persistir e ter em mente que estudar para concurso é um investimento a longo prazo.
É isso pessoal! Espero que este artigo tenha despertado em você o senso de direção quando o assunto é como estudar para Concurso Público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *